Autor Tópico: servos para aero 27% extra 260H9  (Lida 152 vezes)

Offline rodrigocosta

• 4 estrelas
    • Ver Perfil

• Aero3D #496
    Membro desde: Dez 2009

servos para aero 27% extra 260H9
« em: 31 de Julho de 2010, 11:10 »
Pessoal, preciso de uma ajudinha e de opiniões... :???

Estou querendo trocar os servos do meu extra e colocar uns mais fortes, na medida em que os atuais são para um voo mais tranquilo.

Pensei em colocar no leme e nos profundores o CS 170 da Hobbico, que tem a seguinte especificação Product ID: HCAM0316
Hobbico CS-170 Std Digital Ultra Torq 2BB TG Servo U    SPECS: Speed: at 4.8V = .19 sec @ 6V = .15 sec Torque: 4.8V = 250 oz-in (18 kg/cm) 6V = 333 oz-in (23.97 kg-cm) Length: 1.59" (40.6mm) Width: .79" (20.3mm) Height: 1.5" (38.1mm) Weight: 2.18oz (61.8g) Lead Length: 10" (254mm) . Esse servo custa $89,00 cada na BR HOBBIES (única que cotei por enquanto).

Um amigo meu colocou num cap 232 40% uns servos da TURNIGY e se não me engano o modelo é esse aqui: Turnigy HV-767 Digital HV-2S Servo 31kg/ .118sec / 78g e que custa $ 59, 00+- na HC. As especificações dele são estas:
Specification:
Dead band: 0.0008 ms (Default)
Control System: +Pulse Width Control
Working frequence: 1520μs / 333hz 
(RX) Required Pulse: 3.5 ~7.4 Volt Peak to Peak Square Wave
Operating Voltage: 6.0 ~7.4 V DC Volts
Operating Temperature Range: -10 to + 60 Degree C
Operating Speed (6.0V): 0.145 sec/60° degrees at no load
Operating Speed (7.4V): 0.118 sec/60° degrees at no load
Stall Torque (6.0V): 25.00 kg.cm   (347.2 oz/in)
Stall Torque (7.4V): 31.00 kg.cm   (430.5 oz/in)
360° Modifiable:  NO
Motor Type:  Coreless Motor
Potentiometer Drive: Indirect Drive
Driver Type: FET
Bearing Type: Dual Ball Bearings
Gear Type: Titanium Gears
Programmable: NO
Connector Wire Length: 15.0 cm          (5.9 in)
Dimensions: 40X20X45 mm (1.57x0.97x1.77 in)
Weight:  77.9 g             (2.75 oz)

Alguém pode dar uma força?

Abraços, Rodrigo. :tu :help:

Offline HoverLoW

• Moderador
  • Senior (5 estrelas)
    • Ver Perfil
    • Comunidade Clube Flyway de Aeromodelismo

• Aero3D #154
    Membro desde: Jun 2008

Re: servos para aero 27% extra 260H9
« Responder #1 em: 31 de Julho de 2010, 22:25 »
Cara, vc sabe minha resposta, não é??

JR 8611a!!!!
Nóis perde o avião, mas num perde a manobra!

Offline rodrigocosta

• 4 estrelas
    • Ver Perfil

• Aero3D #496

« Responder #2 em: 01 de Agosto de 2010, 00:31 »
Hover, sei sim...rererererererere

Abração cara.

A propósito, hoje o extra sofreu um acidente....creio que eu esteja com algum problema na visão - confesso que me preocupei....

Cara, o avião estava nivelado e em aproximação.....tudo certo, eis que cerca de 50 cm do chão 9eu achava que era mais), o avião razpou o trm no mato que havia pouco antes da pista e "pimba", picou e quebrei a hélice. No avião não fez nada porque ele ficou de dorso em cima do capim.....

Sei que esse tipo de bobagem acontece, coisa e tal, mas algumas outras vezes, com outros aeros, já aconteceu algo parecido....uma vez, com o calmato eu pilei ele no chão porque achava que estava mais alto.....

Cara, você já viu isso ante? Fiquei preocupado.

Offline HoverLoW

• Moderador
  • Senior (5 estrelas)
    • Ver Perfil

• Aero3D #154

« Responder #3 em: 01 de Agosto de 2010, 01:29 »
Hover, sei sim...rererererererere

Abração cara.

A propósito, hoje o extra sofreu um acidente....creio que eu esteja com algum problema na visão - confesso que me preocupei....

Cara, o avião estava nivelado e em aproximação.....tudo certo, eis que cerca de 50 cm do chão 9eu achava que era mais), o avião razpou o trm no mato que havia pouco antes da pista e "pimba", picou e quebrei a hélice. No avião não fez nada porque ele ficou de dorso em cima do capim.....

Sei que esse tipo de bobagem acontece, coisa e tal, mas algumas outras vezes, com outros aeros, já aconteceu algo parecido....uma vez, com o calmato eu pilei ele no chão porque achava que estava mais alto.....

Cara, você já viu isso ante? Fiquei preocupado.

Uhauhauahauha!!!

Cara, desencana.

Vc viu a foto recente q eu postei do Extra e do Yak, não viu?

Dá uma sacada q o Extra está sem Polaina. Outro dia, voando totalmente sem vento, fui fazer um pouso e deixei o bixo estolar e pilonar tbm.

Simplesmente fui fazer um pouso gliçado, mas ele não aguentou o arrasto do leme. Ele rebolou pra um lado, rebolou pro outro, e eu fiquei tão pasmo vendo aquilo q não corrigi e nem abortei.

Agora, veja só: Justo no pouso, cara... A gente arrisca tanto, faz um monte de coisa, o avião passa cada perigo, e num pousinho sem graça eu estrago meu avião.

Vc não está com problema nenhum não!! Esquece isso. Mas a gente vez ou outra faz umas cacas assim mesmo!!

Offline Back

• Senior (5 estrelas)
    • Ver Perfil

• Aero3D #499
    Membro desde: Jan 2010

« Responder #4 em: 01 de Agosto de 2010, 09:47 »
Realmente, nem um pouso é igual o outro, as vezes fazemos pousos perfeitos e as vezes fazemos  :scared

Ontem mesmo estava na pista a tarde e meu amigo foi pousar, o aero dele foi diretamente para uns ferros que temos para funcionar o aero, rebentou um lado da asa dele, maior prezu.  :scared

Offline rodrigocosta

• 4 estrelas
    • Ver Perfil

• Aero3D #496

« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2010, 11:06 »
Pessoal, sei que às vezes fazemos cagadas..... e é bem isso que o hover falou: barbarizamos com os aviões e na hora de pousar, por bobeira colocamos tudo a perder.....

A questão é que sei quando fiz a m..... e me conformo todas as vezes. Fato é que eu estava certo de que o avião não estava onde estava.... e é aí que achei que eu possa estar com problema na visão, mas precisamente no que se refere à noção de profundidade.

Mas, valeu pelo conforto......

O chato é que hoje não voarei o extra.....

Offline HoverLoW

• Moderador
  • Senior (5 estrelas)
    • Ver Perfil

• Aero3D #154

« Responder #6 em: 01 de Agosto de 2010, 12:44 »
Fato é que eu estava certo de que o avião não estava onde estava.... e é aí que achei que eu possa estar com problema na visão, mas precisamente no que se refere à noção de profundidade.

Ah, se vc perceber q vc tem tido dificuldades para visualizar e passar a identificar a posição do modelo, aí sim talvez vc deva procurar algum médico (vá ao oftalmologista e fuja dos oCUlisttas, uhauhauha), mas vc não deve grilar por conta de um pouso assim.

Cara, no pouso, o avião está em movimento se aproximando do solo, então tudo depende de algum ponto de referência para vc saber a posição dele.

Qdo a gente está voando, a gente não tem ponto de referência, mas tbm não é necessário, pq não tem nada em volta. Porém vc precisa ter uma boa noção de profundidade para identificar a posição do avião. A gente sabe da posição q ele está por uma combinação de visão e tato. A visão é óbvia, mas o tato vem dos sticks.

Qdo  a gente está vendo alguém voar, é normal a gente pensar q o avião está indo ao invés de vindo, mas a pessoa q está pilotando não teve essa sensação, pq ela, com os sticks na mão, tem outro ponto de controle.

Então, provavelmente o q aconteceu com vc foi um segundo de distração e vc perdeu o ponto de referência da pista na hora de pousar. Não foi um problema de visão propriamente dito, mesmo pq no pouso é qdo o avião está o mais próximo de vc e o mais devagar possível.

Não esquenta com isso. Se vc notar q vc está perdendo a noção da posição do avião em vôo, aí sim seria um sintoma de um probleminha de vista. Mas também não vá ficar grilado se isso acontecer uma vez ou outra, pq tbm é normal. O q não pode é isso ser uma constante qdo vc está voando.

O seu probleminha no pouso foi algo absolutamente normal.

Offline RafaelMq

• Recente
  • *
    • Ver Perfil

• Aero3D #357
    Membro desde: Jun 2009

« Responder #7 em: 01 de Agosto de 2010, 21:37 »
Pessoal, preciso de uma ajudinha e de opiniões... :???

Estou querendo trocar os servos do meu extra e colocar uns mais fortes, na medida em que os atuais são para um voo mais tranquilo.

Pensei em colocar no leme e nos profundores o CS 170 da Hobbico, que tem a seguinte especificação Product ID: HCAM0316
Hobbico CS-170 Std Digital Ultra Torq 2BB TG Servo U    SPECS: Speed: at 4.8V = .19 sec @ 6V = .15 sec Torque: 4.8V = 250 oz-in (18 kg/cm) 6V = 333 oz-in (23.97 kg-cm) Length: 1.59" (40.6mm) Width: .79" (20.3mm) Height: 1.5" (38.1mm) Weight: 2.18oz (61.8g) Lead Length: 10" (254mm) . Esse servo custa $89,00 cada na BR HOBBIES (única que cotei por enquanto).

Um amigo meu colocou num cap 232 40% uns servos da TURNIGY e se não me engano o modelo é esse aqui: Turnigy HV-767 Digital HV-2S Servo 31kg/ .118sec / 78g e que custa $ 59, 00+- na HC. As especificações dele são estas:
Specification:
Dead band: 0.0008 ms (Default)
Control System: +Pulse Width Control
Working frequence: 1520μs / 333hz 
(RX) Required Pulse: 3.5 ~7.4 Volt Peak to Peak Square Wave
Operating Voltage: 6.0 ~7.4 V DC Volts
Operating Temperature Range: -10 to + 60 Degree C
Operating Speed (6.0V): 0.145 sec/60° degrees at no load
Operating Speed (7.4V): 0.118 sec/60° degrees at no load
Stall Torque (6.0V): 25.00 kg.cm   (347.2 oz/in)
Stall Torque (7.4V): 31.00 kg.cm   (430.5 oz/in)
360° Modifiable:  NO
Motor Type:  Coreless Motor
Potentiometer Drive: Indirect Drive
Driver Type: FET
Bearing Type: Dual Ball Bearings
Gear Type: Titanium Gears
Programmable: NO
Connector Wire Length: 15.0 cm          (5.9 in)
Dimensions: 40X20X45 mm (1.57x0.97x1.77 in)
Weight:  77.9 g             (2.75 oz)

Alguém pode dar uma força?

Abraços, Rodrigo. :tu :help:

Esses ai da turningy (o que voce citou) sao os mesmo que os MKS...
So muda o logo.

Eu estava olhando o Savox SC-1256 para um futuro 50cc....
parecem ser bons com um otimo custo beneficio.

O Piloto da Pilot-RC usa eles.

Offline rodrigocosta

• 4 estrelas
    • Ver Perfil

• Aero3D #496

« Responder #8 em: 01 de Agosto de 2010, 23:37 »
Haver, valeu... pensando bem, creio que eu deva ter perdido o ponto de visão e aí deu no que deu.....

RafaelMq, sobre os servos da SAVOX, estive conversando com o Marcelo da Torch e ele me disse que o pessoal da Pilot os usa....agora, se são bons, é outra coisa....

Todavia, conversando com um amigo meu, ele me lembrou de um fato que é bem verdade e diz respeito aos motores DLE. Ele me deu conta de que hpuve época em que o pessoal somente queria saber de 3W e de DA, mas daí foi chegando os DLE, que no começo eram mau vistos, mas hoje se consagraram como bons motores.....Será que com os servos não seria a mesma coisa?

Agora, vocÊ mencionou o servo da MKS.....eles são bons? :???

Offline RafaelMq

• Recente
  • *
    • Ver Perfil

• Aero3D #357
    Membro desde: Jun 2009

« Responder #9 em: 01 de Agosto de 2010, 23:49 »
Haver, valeu... pensando bem, creio que eu deva ter perdido o ponto de visão e aí deu no que deu.....

RafaelMq, sobre os servos da SAVOX, estive conversando com o Marcelo da Torch e ele me disse que o pessoal da Pilot os usa....agora, se são bons, é outra coisa....

Todavia, conversando com um amigo meu, ele me lembrou de um fato que é bem verdade e diz respeito aos motores DLE. Ele me deu conta de que hpuve época em que o pessoal somente queria saber de 3W e de DA, mas daí foi chegando os DLE, que no começo eram mau vistos, mas hoje se consagraram como bons motores.....Será que com os servos não seria a mesma coisa?

Agora, vocÊ mencionou o servo da MKS.....eles são bons? :???

Olha...

MKS, INO-LABS e Savox.
sao muito usados pelos helimodelistas.
e a maioria fala bem deles.

outra coisa.

Savox = Align

abraços !!

Offline RMaia

• Admin
  • Senior (5 estrelas)
    • Ver Perfil
    • AeroGiants

• Aero3D #1
    Membro desde: Nov 2005

« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2010, 13:34 »
Savox = Align

Exatamente!! O pessoal usa os Align 610 "sem dó" nos T-Rex e afins, e o servo tem aguentado muito bem. O Alan Szabo inclusive os usa com LiPo direto, sem regulador (como se o servo fosse HV). Pelo que vi nos fóruns de heli, mais de 100 vôos sem problemas.

Inclusive vou usar esses servos (Align 610) no meu próximo perfilado.  :)

Sobre o Savox SC-1256, é um servo muito promissor. Tem um pessoal na Europa usando eles em modelos 35 e 40%, e sem reclamações. Parece que são servos mais "comuns" na Ásia e na Europa. Até o fim do ano pretendo montar mais um giant e usar esses servos. Pela experiência que tive com os servos Align até agora (410 e 510 em perfilados menores), estou confiante o suficiente com os Savox para dar uma chance ao SC-1256.  ;)

Sobre o Hobbico CS-170, ele é na verdade o Hitec HS-5955TG re-etiquetado. Aliás, todos os servos da Hobbico são feitos pela Hitec. É um servo muito bom também!
- "Bigger is better!" ;D

http://www.aero3d-br.com - Aeromodelismo 3D no Brasil
http://www.mini-iac.com - site oficial IMAC
http://www.aerogiants.com - Kits para 3D / Freestyle / IMAC - Em breve!

Offline rodrigocosta

• 4 estrelas
    • Ver Perfil

• Aero3D #496

« Responder #11 em: 02 de Agosto de 2010, 18:21 »
Maia e Rafael, valeu pelas orientações....